Fascismo ontem e hoje - Julian Rodrigues e Fernando Sarti Ferreira (orgs.)

 

Fascismo ontem e hoje - Julian Rodrigues e Fernando Sarti Ferreira (orgs.). São Paulo: Maria Antonia Edições; Fundação Perseu Abramo, 2021.

 

Preço de capa: R$ 70
Preço com desconto: R$ 35
 

Dimensões: 16 x 23 cm
Número de páginas: 160


Para adquirir o livro, preencha o formulário de pedidos acessando o seguinte link: https://forms.gle/UWdEmasPxmFY57VD8. Após recebermos a resposta ao formulário, enviaremos um e-mail com os detalhes para o pagamento. Os pedidos são processados e postados quinzenalmente. A Maria Antonia Edições não é uma empresa. Somos uma editora pequena, com poucos recursos e dispomos de trabalho exclusivamente militante. Por isso, pedimos compreensão quanto ao prazo no processamento dos pedidos.



Conteúdo:

Lançamento das Editoras Fundação Perseu Abramo e Maria Antonia Edições reúne reflexões sobre o(s) fascismo(s) do passado e do presente. Afinal, o que é o fascismo? Faz sentido falar em fascismo hoje no Brasil? O bolsonarismo é um tipo de fascismo?
 
"Em um momento em que as classes dominantes, na crise de seu modo tradicional de dominação, sacrificam sua existência política em favor da econômica, o fascismo pode surgir como a manipulação racional daquilo que há de irracional nas camadas médias,que entrariam numa espécie de transe ideológico."
 
Essa definição do professor de história da USP Lincoln Secco converge com o que defende a ex-presidenta Dilma Roussef, ao definir o golpe de 2016 como um movimento desencadeado para acessar o controle do aparelho de Estado no Brasil e fazer as reformas neoliberais - excluindo politicamente as massas populares.
 
“Fascismo: ontem e hoje”, organizado por Julian Rodrigues e Fernando Sarti Ferreira reúne uma série de artigos que buscam reconstituir a história do/dos fascismos e traçar linhas de aproximação e de distinção entre tais experiências e o que acontece hoje no Brasil.
 
O livro é a versão escrita (e ampliada) do curso organizado pela diretoria de formação da Fundação Perseu Abramo em parceria com o GMarx (USP) no primeiro semestre de 2016. Inaugura nova coleção ARGUMENTO, voltada para formação teórica - uma forma da Fundação colaborar com um esforço coletivo voltado a conhecer, compreender e construir conhecimento e espalhar ideias para transformar o Brasil e o mundo.
 
A obra é dividida em duas grandes seções. A primeira metade do livro trata do contexto atual e navega pelas experiências do século 20: Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Japão e Brasil dos anos 1930. A segunda parte aborda o fascismo sob uma perspectiva teórica reconstituindo suas origens e estruturas.


  

LANÇAMENTO NA QUARTA-FEIRA,  10/11/2021, COM A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF:

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É claro que se pode atirar neles - Ulrike Meinhof

Escritos Estratégicos - Wilson Barbosa

Ditadura Relativa e Negacionismos: Brasil, 1964 (2016, 2018...) - Marcos Silva