É claro que se pode atirar neles - Ulrike Meinhof

Coleção Clássicos Rebeldes

É claro que se pode atirar neles - Ulrike Meinhof. Tradução e apresentação: Felipe Castilho de Lacerda. Maria Antonia Edições, 2021.

 

Preço de capa: R$ 40
 
Preço com desconto: R$ 15

Dimensões: 10,5 x 15 cm
Peso: aproximadamente 40 gr.
Número de páginas: 28

Para adquirir o livro, preencha o formulário de pedidos acessando o seguinte link: https://forms.gle/UWdEmasPxmFY57VD8. Após recebermos a resposta ao formulário, enviaremos um e-mail com os detalhes para o pagamento. Os pedidos são processados e postados quinzenalmente. A Maria Antonia Edições não é uma empresa. Somos uma editora pequena, com poucos recursos e dispomos de trabalho exclusivamente militante. Por isso, pedimos compreensão quanto ao prazo no processamento dos pedidos.


Conteúdo

O livro contém a tradução do artigo da jornalista alemã Ulrike Marie Meinhof (1934–1976) intitulado “É Claro que se Pode Atirar Neles”, que foi publicado pela revista alemã Der Spiegel na edição 25, de 15 de junho de 1970, às páginas 74 e 75. 

O texto consiste na transcrição de trechos de uma entrevista concedida pela jornalista, que, ao tomar parte no resgate do prisioneiro político Andreas Baader (1943-1977), acabara de entrar na clandestinidade. Por isso mesmo, percebem- se traços de oralidade, ao mesmo tempo em que o discurso da ativista é captado apenas de maneira indireta. 

Malgrado o caráter indireto do registro, pode-se dizer que a entrevista integra um corpus de textos seminais, que expressaram as intenções e opiniões da Rote Armee Fraktion (Fração do Exército Vermelho), nome escolhido pelo agrupamento do qual Ulrike Meinhof era a principal liderança, já no curso de sua história sob clandestinidade.


 


 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritos Estratégicos - Wilson Barbosa

Ditadura Relativa e Negacionismos: Brasil, 1964 (2016, 2018...) - Marcos Silva